O serviço de internet é essencial para o desenvolvimento econômico, não só brasileiro, mas mundial, apresentando ótimos resultados no crescimento do mercado de banda larga. Acrescentando a alta demanda decorrente da pandemia da Covid-19, surgiu a necessidade de uma rede mais rápida e de qualidade, para suprir a intensificação no consumo de internet.
Segundo dados do IPEA 46% das empresas adotaram o home office nesse período para trabalhar, além do consumo de banda para estudar, fazer compras, entre outras atividades. Em relação ao tempo de consumo, de acordo com a Amdocs, no Brasil, o uso de internet em casa, para fins de trabalho, passou de 3h41m por dia, para 6h44m após o Covid-19. A mesma análise ocorreu com o tempo de consumo de streaming em território nacional: de 2h50m, foi para 3h43m após a pandemia.
PPPs – Um mercado cada vez mais promissor
Neste cenário houve grande crescimento dos provedores regionais desde maio 2020, em que, juntos, superam as grandes fornecedoras de internet no país, segundo dados da Anatel, dos quase 36,5 milhões de acessos à banda larga no Brasil, os ISPs foram responsáveis por 11,7 milhões, vantagem considerável em relação à segunda colocada, com 9,8 milhões de acessos.
Market Share em banda larga fixa – (abril/2021)
- Outros – (35,8%)
- Claro – (26,9%);
- Vivo – (17,5%);
- Oi – (14,1%).
A importância do SVA para as operadoras
Para buscar maior diferenciação frente à concorrência, oferecer um mix de produtos e serviços de valor agregado (SVA) atrativo, pode ser o diferencial competitivo na estratégia de escalabilidade do ISP.
Ao apresentar uma diversidade de serviços adicionais na hora da contratação dos pacotes de internet, como cursos, streaming, música, bem-estar e saúde, por exemplo sua empresa aumentará o ticket médio por consumidor, impactando consideravelmente o faturamento do provedor. Os players de maior sucesso serão os que conseguirem oferecer mais benefícios com o menor custo possível.
Benefícios em trabalhar com SVA no seu provedor
Além de atrativos para o consumidor, por oferecer produtos e serviços diferenciados, a tributação do SVA é consideravelmente menor que Serviços de Comunicação Multimídia (SCM), gerando, também, economia para o provedor em redução da tributação fiscal, dessa forma, podemos listar algumas vantagens em oferecer o SVA no seu provedor:
- Redução/otimização da carga tributária, podendo gerar uma economia significativa.
- Aumento do faturamento, pela comercialização de novos produtos e serviços.
- Fidelização dos clientes, provedores que oferecem serviços agregados aos clientes têm taxa de cancelamento 70% menor de que os que não oferecem.
- Redução da Inadimplência.
- Maior competitividade.
Uma dica essencial é conversar com seu contador para adotar os serviços de SVA no seu provedor e se posicionar adequadamente em relação à situação fiscal. Para informações adicionais sobre a legislação tributária sobre SVA e SCM, acesse a Lei complementar nº 116, de 31 de julho de 2003 aqui e a Lei complementar nº 157, de 29 de dezembro de 2016 aqui.
Fonte: Patricia Soares/WGC Sistemas
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